Arquivo do blog

2 de janeiro de 2024

2024 - O ANO DO JUBILEU DE DIAMANTE.


 

A Tenda Espírita “Filhos de Zambi” foi fundada pela Sra. Elzira da S. F. dos Santos e inaugurada em 23 de abril de 1964, porém a história religiosa da fundadora se inicia bem antes.

Ainda na juventude, Madrinha Elzira apresentava episódios de manifestação mediúnica e, devido à formação religiosa católica da família, o fenômeno deixava a todos bastante apreensivos. Tempos depois, houve uma trégua nessas manifestações, fazendo com que Madrinha Elzira acreditasse que tudo havia passado.

Estamos no início da década de 50. Madrinha Elzira já formada em Corte e Costura, trabalhando como modista (estilista), estava realizando a confecção de um vestido de noiva no domicílio de uma cliente, quando foi tomada repentinamente pelo Sr. Cacique Ubirajara. Ele a levou mediunizada até a Tenda de Oxalá, situada na Rua Baurú, em Cascadura, próximo ao local em que estava exercendo seu ofício, e foi ali, por um pouco mais de uma década, que Madrinha Elzira inicia sua missão mediúnica no culto de Umbanda.                

Os trabalhos espirituais da Tenda eram dirigidos pelo Caboclo Folha da médium Sra. Maria das Neves, e a instituição era presidida pelo Sr. Antônio Benício Barbosa, marido da Sra. Maria das Neves.

A Sra. Maria das Neves pertencia à raiz de Umbanda do conhecido médium Sr. Orlandino do “Cobra Coral”, do Centro Espírita São Jerônimo, tradicional casa de culto no Rio de Janeiro, em Éden, São João de Meriti, RJ. Nas décadas de 1930 e 1940, Orlandino do Cobra Coral era o Pai de Santo mais famoso do Rio de Janeiro, sendo "aparelho" do Sr. Cobra Coral, Pai Domingos e Exú Tiriri.

Passado alguns anos, com o desencarne da dirigente, um desafio aguardava Madrinha Elzira e o Sr. Cacique Ubirajara.

Após o trânsito da direção espiritual da casa por médiuns mais antigos, o Sr. Antônio acabou por indicar o Sr. Cacique Ubirajara para assumir a direção dos trabalhos, porém, depois de certo tempo, o Sr. Cacique Ubirajara orientou sua médium a desligar-se da Tenda de Oxalá.

Mesmo afastada, Madrinha Elzira e suas entidades continuavam a prestar apoio ao Sr. Antônio, atendendo as pessoas que eram encaminhadas por ele, além de outras que a acompanharam após seu desligamento. Foram exatamente essas pessoas que incentivaram a Madrinha Elzira para que fosse encontrado um local mais adequado para dar continuidade a sua missão espiritual.

Assim, no início dos anos 60, Madrinha Elzira adquire um terreno no então bairro Santa Hermelinda, atual Campinho, e, em 1964, a Tenda Espírita Filhos de Zambi é inaugurada.

 A Umbanda praticada em nossa Instituição tem a seguinte raiz:

- Caboclo Arranca-Toco (Médium Sr. Antônio Fagundes)

- Caboclo Cobra-Coral (Médium Sr. Orlandino do Cobra Coral) – Vale à pena pesquisar sobre ele! Iniciado no Omoloko por Chica Boi de Iansã, filha de Maria Batayó (Africana) - Centro Espírita São Jerônimo,

- Caboclo Folha (Médium Sra. Maria das Neves)

- Cacique Ubirajara (Médium Sra. Elzira da Silva F. dos Santos)

Nenhum comentário: